Control Quality

Facebook

Hormônio de estresse pode combater medo de altura

Categorias:

Pesquisadores da Universidade de Basel testaram uso de pílula de cortisol.
Se você tem medo de altura, não imaginaria que tomar hormônio de estresse ajudaria a solucionar o problema. O pesquisador Dominique de Quervain, da Universidade de Basel, na Suíça, afirma que doses extras de estresse podem acabar com o temor.

As pessoas com fobias geralmente são tratadas com exposição ao fator que as deixa com medo. A idéia é que, se uma fobia é compreendia, as pessoas podem deixar o medo de lado ao aprendere que, na realidade, não existe nada a temer.
Experimentos com animais sugerem que o cortisol, um hormônio produzido em resposta ao estresse, ajuda a aumentar a capacidade de compreensão dos medos. Para testar se isso poderia ajudar as pessoas a combater a fobia, a equipe de Quervain deu cortisol para 40 pessoas com medo de altura antes de submetê-los a várias situações cada vez mais vertiginosas. Eles também foram convidados a subir uma escadaria, ao ar livre, de três andares.
Três dias depois, as pessoas que receberam doses de cortisol sentiam significativamente menos medo de alturas reais e virtuais. Essa diferença era ainda aparente um mês depois. O pesquisador sugere que o cortisol poderia ajudar outras fobias baseadas em memórias traumáticas, tais como transtorno de estresse pós-traumático.
A pesquisa, publicada na revista especializada "Proceedings of the National Academy of Sciences", pode levar ao desenvolvimento de tratamentos para uma série de problemas ligados à ansiedade.
FONTE: REVISTA GALILEU

LEIA TAMBÉM: