Control Quality

Facebook

Analgésicos perdem potência no espaço

Categorias:

Editora GloboUm estudo patrocinado pela NASA revelou que os analgésicos podem não dar o alívio esperado para a dor no espaço. A conclusão não é muito relevante para nós que vivemos na Terra, mas pode ter complicar muito missões espaciais longas, como uma viagem a Marte.
FONTE: NASA

Para testar a eficiência das drogas no espaço, pesquisadores do Wyle Engineering Group enviaram quatro kits com os 34 medicamentos mais usados por astronautas ao espaço e mantiveram quatro kits idênticos na Terra. Os remédios que foram ao espaço retornaram um por vez a cada 28 meses.
Se armazenadas corretamente, a maioria das drogas duram até dois anos, isso significa que elas funcionam como o esperado dentro desse período. No fim do estudo, apenas um terço dos remédios que viajaram ao espaço apresentavam um nível adequado de ingredientes ativos. E quanto mais tempo passavam no espaço, pior a eficácia dos medicamentos.
De acordo com os pesquisadores, as causas da degradação dos remédios no espaço podem ser a retirada de sua embalagem original – as drogas são colocadas em pacotes compactados para as missões espaciais – e os altos níveis de radiação a que os medicamentos não expostos no espaço.
FONTE: GALILEU

LEIA TAMBÉM: