Control Quality

Facebook

Cientistas usam canela para criar nanopartículas saudáveis

Categorias:




Pesquisadores usam a especiaria para substituir compostos mais agressivos na produção de nanopartículas de ouro
Nanopartículas de ouro, partes bem menores que nossas células, são usadas com sucesso em cosméticos e remédios para diagnosticar e tratar câncer. Mas o processo para a fabricação dessas partículas minúsculas envolve outros produtos químicos perigosos e tóxicos. Pesquisadores da Universidade do Missouri, no entanto, substituiram com sucesso os químicos nocivos pela canela, um produto natural e que não agride o corpo. 
O processo tradicional para obtenção de nanopartículas leva produtos químicos prejudiciais ao ambiente e tóxicos para o organismo. Por isso, a especiaria representa uma alternativa natural para o procedimento. Os cientistas, liderados pelo professor de radiologia da universidade Kattesh Katti, misturaram sais de ouro à canela e depois acrescentaram água para sintetizar as nanopartículas. 
Os pesquisadores descobriram que, durante a formação das nanopartículas, a canela liberava seus princípios ativos – ou fitoquímicos – , que quando eram misturados ao ouro conseguiam penetrar nas células cancerígenas e atacá-las ou servir de marcador para que exames possam identificá-las. "Está claro que a canela e outras espécies, como ervas, folhas e sementes servirão como reservatório de fitoquímicos e têm a capacidade de converter metais em nanopartículas”, diz Katti em um anúncio da universidade. 
Katti é um dos pioneiros a desenvolver a nanotecnologia "verde, processo que não requer eletricidade e não utiliza agentes tóxicos aos organismos vivos. "Estamos criando tecnologia útil e totalmente nova", disse o professor. 
FONTE: GALILEU

LEIA TAMBÉM: