Control Quality

Facebook

Manual Clinical and Laboratory Standards Institute - CLSI - Módulo III

Categorias:





Metodologia dos Testes de Sensibilidade a Agentes Antimicrobianos por Diluição para Bactéria de Crescimento Aeróbico: Norma Aprovada - Sexta Edição 


Os testes de sensibilidade são indicados para qualquer organismo que contribua a um processo infeccioso que justifique terapeutica antimicrobiana, sempre que sua sensibilidade não possa ser predita de maneira confiável a partir do conhecimento da identidade do organismo. Os testes de sensibilidade são indicados, com maior freqüência, quando se acredita que o organismo causativo pertence a uma espécie capaz de apresentar resistência aos agentes antimicrobianos geralmente usados. 
Há diversos métodos laboratoriais que podem ser usados para medir a sensibilidade in vitro das bactérias aos agentes antimicrobianos. O presente documento descreve técnicas padrão de diluição em caldo (macrodiluição e microdiluição) e diluição em ágar, além de incluir uma série de procedimentos para padronizar a execução dos testes. Além disso, descreve o desempenho, as aplicações e as limitações dos métodos atualmente recomendados pelo NCCLS. 
FONTE: ANVISA 



LEIA TAMBÉM: