Control Quality

Facebook

Chá verde ajuda a reduzir o colesterol

Categorias:

O chá verde pode ajudar a reduzir o colesterol, diz um novo estudo publicado no Journal of the American Dietetic Association.
A pesquisa testou os efeitos tanto do chá como de cápsulas contendo catequinas, compostos da bebida associados à redução do colesterol.
Na xícara, a bebida foi mais eficaz do que em cápsulas, dizem os pesquisadores da Western University of Health Sciences, na Califórnia.

"Quem toma remédios para controlar o colesterol não deve abandonar a medicação e trocá-la pelo chá", advertem os autores. Mas, segundo eles, somar a bebida à dieta pode ser um meio de melhorar as taxas de colesterol.
Os pesquisadores, no entanto, não descobriram fortes evidências de que o chá aumente o chamado bom colesterol, ou diminua os triglicérides _ outro tipo de gordura.
Para chegar à conclusão, os autores avaliaram os resultados de 20 estudos que envolveram um total de 1.415 adultos. Os participantes eram designados para grupos que tomavam chá todos os dias, em cápsulas ou bebida, ou para fazer parte do grupo controle, que recebeu apenas placebo.
Os estudos duraram entre três semanas e seis meses e seus benefícios parecem limitados às pessoas que já tinham colesterol alto quando começaram a usar o chá.
Várias pesquisas que examinaram se o chá ou seus extratos para beneficiar os níveis de colesterol chegaram a diferentes conclusões.

FONTE: ESTADÃO

LEIA TAMBÉM: