Control Quality

Facebook

Governo apreende 18 milhões de medicamentos falsificados

Categorias:

O governo apreendeu 18 milhões de medicamentos falsificados, somente em 2010. A maior parte é de remédios para o combate à disfunção erétil, à obesidade e anabolizantes.
O governo apreendeu 18 milhões de medicamentos falsificados, somente em 2010. A maior parte é de remédios para o combate à disfunção erétil, à obesidade e anabolizantes.
A Bahia é disparado o Estado com maior número de apreensões: 15 milhões de comprimidos. O Distrito Federal é o segundo, com 749 mil comprimidos.
As operações de apreensão são feitas em conjunto pela Polícia Federal, pela Polícia Rodoviária Federal e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em 2007, foram realizadas apenas dez operações conjuntas que levaram à inspeção de 136 locais. Em 2010, foram 60 operações com 1245 pontos inspecionados. Daí, o aumento no número de medicamentos falsificados que foram apreendidos: de apenas 322 mil, em 2007, para 18 milhões, no ano passado.
Ao todo, foram descobertas 71,5 toneladas de medicamentos sem registro e mais 72,5 toneladas de remédios vencidos ou impróprios para consumo.
Na lista de apreensões, há 67.755 comprimidos falsificados e 13.541 comprimidos contrabandeados.
Para Paulo Abrão, presidente do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), esses números mostram a importância do trabalho de fiscalização no setor e das operações conjuntas. Segundo ele, esse trabalho também conta com o apoio de secretarias de vigilância sanitária dos estados e municípios, além de conselhos de classe de profissionais de saúde e delegacias especializadas da Polícia Civil.
FONTE: VALOR ECONÔMICO

LEIA TAMBÉM: