Control Quality

Facebook

Pesquisadores desenvolvem proteína capaz de combater vírus da gripe

Categorias:

Pesquisadores desenvolveram uma proteína capaz de combater o vírus da gripe. Em laboratório, os cientistas modificaram genes dos agentes infecciosos, tornando-os capazes de combater vírus como o H1N1 (gripe suína) e H5N1 (gripe aviária). O estudo, que foi publicado neste domingo no site da revista Nature Genetics, foi feito por cientistas das universidades de Washington e de Michigan, do Instituto de Pesquisa Scripps e do Centro Naval de Pesquisa em Saúde, nos Estados Unidos, e do Instituto de Ciência Weizmann, em Israel.
Os autores sequenciaram o DNA de diferentes tipos do vírus da gripe e separaram gene por gene. Com o auxílio de um computador, cruzaram os dados dessas proteínas para desativarem aquelas que correspondem às funções principais do vírus. Eles também identificaram quais genes poderiam ser reprogramados para atacar o próprio vírus da gripe no organismo de uma pessoa, tornando-o inofensivo.
“Nosso trabalho demonstra uma nova abordagem para a construção de proteínas terapêuticas. Esperamos que essas proteínas estimulem o desenvolvimento de novos medicamentos”, diz Timothy Whitehead, professor da Universidade de Michigan e coordenador do estudo. Segundo o pesquisador, esse trabalho pode colaborar para novos tratamentos destinados a todos os tipos do vírus da gripe e também a outras doenças, como a varíola.
FONTE: VEJA ONLINE

LEIA TAMBÉM: