Control Quality

Facebook

Pesquisa mostra que óleo de peixe protege a saúde dos efeitos da poluição

Categorias:

Suplementos de óleo de peixe podem proteger o coração dos danos causados pela poluição, mostrou um estudo feito pela divisão de ambiente e saúde pública da Carolina do Norte, nos EUA.
Pesquisas anteriores já mostraram que a exposição a partículas poluentes no ar causam uma série de problemas de saúde, como asma, acidente vascular cerebral, arritmia e insuficiência cardíaca.
Há uma forte hipótese de que a poluição altera os níveis de gordura no sangue e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Os pesquisadores americanos resolveram testar o efeito do ômega 3 em pessoas expostas a altas concentrações de poluentes. Esse ácido graxo têm ação benéfica sobre a proporção de gorduras "boas" e "ruins" no sangue.
Foi a primeira vez que um estudo controlado mostrou a associação entre o consumo dos suplementos de óleo de peixe e a menor alteração dos níveis de gordura no sangue e na variabilidade da frequência cardíaca, fatores que aumentam o risco de problemas cardíacos.
COMO FOI FEITA A PESQUISA
Para o estudo, 29 pessoas saudáveis entre 50 e 72 anos tomaram suplementos de óleo de peixe e de óleo de oliva por um mês. Depois disso, 16 deles foram escolhidos aleatoriamente para consumir três gramas de óleo de peixe e 13, a mesma quantidade de óleo de oliva, ambos em forma de suplemento por mais um mês.
Os voluntários então usaram uma máscara para respirar o ar filtrado (proveniente da rua onde fica o laboratório da Universidade da Carolina do Norte) e, no dia seguinte, ar não filtrado concentrado.
A variabilidade da frequência cardíaca, o tempo que as células cardíacas levavam para voltar ao estado de repouso e os níveis de gordura no sangue dos participantes foram medidos após eles respirarem o ar filtrado e o concentrado, e 20 horas depois da experiência.
EFEITO 'DESPOLUIDOR'
Os pesquisadores observaram que, entre os que consumiram suplementos de óleo de oliva, as alterações na frequência cardíaca e nos níveis de gordura do sangue foram muitos maiores do que as constatadas no grupo que tomou suplementos de óleo de peixe.
Apesar de a pesquisa ter sido feito com um número pequeno de participantes, as evidências de que o óleo de peixe reduz os efeitos da poluição na saúde cardiovascular foram consideradas muito importantes.
Ainda assim, uma pesquisa com poucos participantes não representa a população geral e é preciso investigar o que acontece com pessoas de diferentes idade, sexo e etnias para generalizar as vantagens do óleo de peixe como "despoluidor" do organismo.
FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO

LEIA TAMBÉM: