Control Quality

Facebook

Vitamina D pode ter um papel importante na redução da glicemia

Categorias:


Ao longo da última década, foi relatado que numerosas doenças não-esqueléticas poderiam estar associadas à deficiência devitamina D, incluindo o diabetes mellitus tipo2 (DM2). 
Diferentes estudos forneceram evidências de que a vitamina D pode desempenhar um papel funcional na tolerância à glicose através dos seus efeitos sobre a secreção de insulina e a sensibilidade àinsulina. Este estudo, publicado pelo periódico Diabetology and Metabolic Syndrome, avaliou os efeitos da suplementação de vitamina D na resistência à insulina no DM2.
Cem pacientes com DM2 (70 mulheres e 30 homens), com idades entre 30 e 70 anos, participaram do estudo. Eles estavam em dieta apenas ou em uso de metformina como monoterapia ou de metformina associada à glibenclamida ou à repaglinida. Os participantes foram avaliados quanto à clínica e a bioquímica. Foram dosadas a insulinasérica, a concentração de 25(OH)D e o HOMA-IR (Homeostasis Modelo f Assessment - Insulin Resistance). Todas as medições foram realizadas no início e no final do estudo. Os doentes receberam 50.000 unidades internacionais de vitamina D3, via oral, por semana, durante oito semanas. Após análises estatísticas, os resultados foram analisados por meio de ensaios descritivos e uma comparação entre as variáveis foi feita, quando apropriado.
Os dados mostraram melhorias significativas na glicemia plasmática de jejum, na insulinemia de jejum e nas médias do HOMA-IR após o tratamento com a vitamina D, sugerindo que a suplementação de vitamina D pode reduzir a resistência à insulina em pacientes com diabetes mellitus tipo 2. 
FONTE: DIABETOLOGY

LEIA TAMBÉM: