Control Quality

Facebook

Zinco pode ser melhor medicamento contra resfriado

Categorias:


O zinco (e não a vitamina C) pode ser o melhor medicamento para prevenir e combater resfriados. A hipótese foi levantada por pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá.
Após analisarem 67 estudos que avaliavam a efetividade de remédios contra resfriados, os médicos chegaram a conclusão que o suplemento de zinco era a única substância que evitava e combatia a doença com sucesso.
A pesquisa mostrou que a ingestão de tabletes de 10 miligramas e 15 miligramas de zinco ajuda na prevenção de resfriados. Em caso de contágio, a substância também mostrou ser um bom remédio - reduzindo em um dia e meio a duração dos sintomas da doença.
Os mesmos benefícios não foram verificados em relação à vitamina C - tanto na prevenção do contágio quanto no combate de resfriados.
O artigo de Michael Allan e Bruce Arroll foi publicado no Canadian Medical Association Journal.
Números
De acordo com The Telegraph, adultos têm, em média, de dois a três resfriados por ano - enquanto crianças menores de dois anos sofrem com o problema até seis vezes por ano.
Para combater resfriados, tornou-se hábito o consumo de vitamina C. Segundo o The Telegraph, a tese de que a substância previniria e aliviaria os efeitos de resfriados foi difundida na década de 1970 por Linus Pauling, prêmio Nobel de química.
Presente em frutas como a laranja, o limão e a acerola, a vitamina C passou a ser comercializada para o combate a resfriados - dando origem a uma indústria que hoje movimenta cerca de 36 milhões de libras por ano no Reino Unido.
FONTE: EXAME.COM

LEIA TAMBÉM: