Control Quality

Facebook

Medicamento que diminui a vontade de beber já está liberado em 20 países

Categorias:

Em março de 2013, surgiu uma nova droga que revolucionaria o tratamento de dependência de álcool, o nalmefene. E, após um ano e meio, o medicamento já está liberado e disponível em 20 países.
Antes, o tratamento para alcoolismo tinha apenas substâncias que causam um mal-estar quando a pessoa ingere álcool, tais como o dissulfiram (vendido também como Antietanol ou Sarcoton). Mas, esses medicamentos não diminuem a vontade de beber, ou seja, a pessoa para de beber ou diminui o consumo porque não deseja sentir esse mal-estar quando ingere álcool na presença do antietanol. Mas o desejo pela bebida alcoólica continua.
Assim surge o nalmefene, comercializado sob a marca Selincro, do laboratório Lundbeck. O medicamento foi testado em quase 2.000 pessoas e, em apenas um mês de tratamento, 40% já não sentiam mais o desejo de beber. Após seis meses, mais de 60% já não queriam tomar mais nem uma gota sequer de álcool.
Na Europa, o medicamento já está disponível em 20 países. Na Escócia, ele chegou a ser incluído no sistema público de saúde. Ainda não há previsão de liberação no Brasil, mas a expectativa é que não tarde muito devido aos avanços que a substância vem conquistando.
Além do nalmefene, outras duas drogas bastantes promissoras também já estão sob estudo no tratamento do alcoolismo, que são o topiramato e a naltrexona.
Fonte: Itnet

LEIA TAMBÉM: