Control Quality

Facebook

Tomar muito antibiótico aumenta as chances de engordar

Categorias:

Os antibióticos agem no intestino e podem modificar a microbiota. Algumas bactérias têm funções que ajudam no metabolismo, como a absorção de gorduras e regulação do peso. Quando elas são mortas, as funções são prejudicadas e podem levar o ganho de peso.
Esses medicamentos matam tanto as bactérias ruins, quanto as boas. Por isso, o paciente precisa fazer o tratamento completo, sem parar no meio. De acordo com a consultora Ana Escobar, se você interrompe o tratamento antes da hora, a bactéria vai aprender a lidar com o antibiótico e vai voltar mais poderosa. “As bactérias aprendem como o antibiótico funciona, quando ele foi tomado errado e ficam cada vez mais resistentes”.
E se engana quem pensa que só é preciso respeitar o período determinado pelo médico. Os erros mais comuns de quem toma esse medicamento, de acordo com a infectologista Rosana Richtmann, são: começar o tratamento, melhorar e parar; não tomar no intervalo correto; guardar o antibiótico e se automedicar, sem procurar orientação. O horário entre uma dose e outra deve ser seguido à risca. Assim, o paciente garante que o antibiótico permaneça no sangue 24 horas para matar as bactérias.
Fonte: G1

LEIA TAMBÉM: